Portabilidade de Crédito: o que é e quais as vantagens?

Você já deve ter passado pela situação ou ter conhecido alguém que precisou trocar de operadora de celular. Para manter o número do chip, há a realização da chamada portabilidade, certo? Ao final do processo, é possível trocar de empresa e continuar a aproveitar o serviço contratado.

No mercado financeiro, também há uma possibilidade parecida — que é conhecida como portabilidade de crédito. Ela é um direito que muita gente desconhece, mas que oferece diversos benefícios para o orçamento.

Para não ter mais dúvidas sobre o que fazer, confira tudo sobre o assunto neste artigo! Continue conosco e veja o que é a portabilidade e quais são as vantagens dela!

O que é a portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito consiste em trocar uma dívida de uma instituição financeira para outra, com condições mais atraentes.

Há diversas possibilidades para o processo. Na portabilidade de crédito consignado, por exemplo, você pode transferir o seu empréstimo consignado para outra instituição, com condições melhores. O mesmo vale para a portabilidade de crédito imobiliário, e assim por diante.

Como a portabilidade de crédito funciona?

Como você viu, o processo se baseia na troca da instituição financeira responsável pela modalidade de crédito. Então, você pode modificar as condições de pagamento de uma dívida, em busca de características otimizadas.

A alternativa foi criada em 2013 e é um direito de qualquer cliente de serviços de crédito – seja ele pessoa física ou jurídica. A instituição onde houve a contratação inicial não pode se recusar a fazer a mudança e você não perde o valor que já foi pago.

Quais são os benefícios da portabilidade?

Recorrer à portabilidade de crédito permite que você tenha uma experiência melhor sobre uma determinada pendência. É o caso quando você fez um empréstimo e, depois, encontrou uma instituição que cobra juros menores. Com a troca, você poderá pagar menos para quitar o contrato.

No caso de um crédito consignado, a redução do valor das parcelas pode aumentar a sua margem consignável. Assim, é possível fazer um refinanciamento e receber determinado valor na sua conta.

Além disso, é uma opção para quem busca um atendimento melhor. Se você sentir que não é bem tratado em uma instituição, pode levar a sua dívida para outra em que haja um atendimento mais adequado.

Como fazer portabilidade de crédito?

Você quer aproveitar as vantagens dessa alternativa? Então, precisa saber como realizar a mudança. O ideal é começar pela pesquisa entre instituições. Faça simulações da dívida em diversos locais para saber os valores de custo efetivo total (CET), da taxa de juros e das parcelas.

Assim, é possível saber onde é vantajoso manter a dívida. Depois da decisão, procure a instituição onde a dívida está atualmente. É preciso solicitar todas as informações do seu contrato — e é seu direito recebê-las. Com os dados em mãos, procure a nova instituição de interesse.

A empresa fará uma análise do crédito e do seu perfil e decidirá se a mudança é viável. Em caso afirmativo, a mudança é realizada de forma prática e você deverá fazer os pagamentos restantes para a nova empresa responsável. Simples, não é?

A portabilidade de crédito é uma maneira de ajustar seu orçamento e ter melhores condições para quitar empréstimos, por exemplo. Com uma análise criteriosa para escolher a nova instituição, o processo pode ser muito benéfico!

Quer aproveitar todos os benefícios dessa mudança? Entre em contato conosco da Bellacred e veja como podemos ajudar!