Empréstimo PJ: quando vale a pena solicitar?

É comum que as empresas precisem de determinados montantes como aporte financeiro, seja para capital de giro ou para investimento. Nessas situações é possível recorrer a um empréstimo PJ. Mas você sabe se vale a pena?

Para que seu negócio realmente se beneficie dos recursos, é preciso entender suas necessidades e as possibilidades de empréstimo para empresas. Afinal, essa é uma estratégia que deve ser bem pensada e planejada, para que o dinheiro seja utilizado da forma correta.

Neste post, você poderá entender as vantagens do empréstimo PJ e identificar quando ele pode ser viável para o seu tipo de negócio. Continue lendo e veja as alternativas disponíveis no mercado!

Quais são as vantagens do empréstimo PJ?

O empréstimo PJ pode ser uma alternativa para diversas situações. Por exemplo, quando:

  • a empresa se encontra endividada;
  • não há capital de giro suficiente para manter a saúde financeira do negócio;
  • a gestão tem ideias de expansão, mas poucos recursos financeiros para injetar;
  • é preciso maior folga financeira para driblar uma crise.

Assim, em muitos cenários, a solicitação de crédito pode ser vantajosa, considerando os riscos e as possibilidades de ganhos. Afinal, você pode obter capital para resolver problemas e ter maior capacidade de investimento.

Contudo, antes de fazer a contratação, é preciso avaliar os prós e contras — ou seja, o custo-benefício da estratégia. É importante definir o momento certo de solicitar, o valor ideal e a real necessidade do empréstimo, por exemplo.

Para que seja vantajoso, você deve pensar nas condições gerais, como valor concedido, juros aplicados, o prazo de quitação e valor das parcelas. Em seguida, é importante analisar se estão de acordo com o planejamento financeiro e as possibilidades da sua empresa.

Quais são as opções de empréstimo PJ do mercado?

Se depois de toda a avaliação você confirmar a necessidade do empréstimo, é preciso conhecer as alternativas e encontrar aquela que melhor atende ao negócio.

Confira as principais opções!

Capital de giro

Esse tipo de empréstimo pode ser útil para empresas de pequeno e médio porte que não estão com capital de giro suficiente para alcançar maior liberdade nas finanças. O processo costuma ser simples, sem a exigência de garantia real.

Capital de giro com garantia real

Já nessa modalidade de empréstimo a empresa deve oferecer garantias que, no geral, estão vinculadas a imóveis. Dessa forma é possível incluir terrenos, prédios comerciais e industriais, imóveis residenciais, entre outros.

Essa é uma linha de crédito de juros mais baixos, por conta da diminuição do risco. Os indexadores utilizados podem ser IPCA, IGPM, CDI e Selic.

Na Bellacred, você encontra ambas as opções de empréstimo — oferecidas por diferentes instituições. Assim, será mais fácil comparar as possibilidades e fazer uma contratação alinhada às suas necessidades — e com as melhores taxas de juros para caber no caixa da sua empresa.

O empréstimo PJ pode salvar seu negócio em um momento de crise ou ser o estímulo que você precisa para crescer e ampliar as atividades. Portanto, observe bem as opções para aproveitar as melhores oportunidades!

Se você gostou do post e deseja saber mais sobre as linhas de crédito disponíveis na Bellacred, entre agora mesmo em contato e veja como podemos ajudar!