Quem precisa de crédito costuma buscar o empréstimo consignado ou o empréstimo pessoal. Eles são duas formas de conseguir capital com pagamento parcelado. Mas você sabe como cada um funciona?
Na hora de buscar crédito, é fundamental entender as alternativas para escolher a mais vantajosa. As condições e funcionamento de cada opção podem ter muitas diferenças, principalmente em relação ao custo.
Quer entender melhor o que é o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado? Acompanhe a seguir!
O empréstimo pessoal é uma forma de conseguir levantar dinheiro por meio de uma instituição bancária ou financeira. Ele garante plena liberdade de uso, ou seja, o cliente não precisa explicar para que utilizará o valor.
Assim, costuma ser solicitado por diversos motivos. Desde o pagamento de dívidas até a obtenção de capital para montar um negócio próprio.
Quem deseja o empréstimo pessoal precisa apresentar os documentos solicitados pela instituição. Cada uma delas terá um contrato diferente, em que serão estipulados todos os detalhes. Por exemplo, a taxa de juros, o número de parcelas, as multas etc.
Vale lembrar que a instituição é quem decide se concede ou não o empréstimo. Para decidir, ela avalia a renda do solicitante e confere se não há cadastros em órgãos de restrição de crédito.
O empréstimo pode ser concedido para qualquer pessoa, desde que seja aprovada pelas regras da instituição concedente. Em geral, as condições do contrato dependem da análise de crédito. Por falta de garantias, ele geralmente costuma ter juros mais altos.
O empréstimo consignado é outra forma de receber crédito. Contudo, ele apresenta algumas diferenças em relação ao modelo anterior. O principal destaque é a forma de pagamento para a instituição financeira.
Enquanto no empréstimo pessoal a pessoa precisa realizar o pagamento das parcelas, no empréstimo consignado uma parte do salário do solicitante já é enviada diretamente para a instituição.
Ou seja, há desconto na folha de pagamento do cliente. Quem é responsável pelo pagamento do salário ou do benefício já se encarrega de descontar o valor referente ao empréstimo. Assim, a quitação é automática — sendo mais segura para o concedente.
Por sua característica, o empréstimo consignado está limitado a ser utilizado por algumas pessoas. Elas devem ser:
Os requisitos existem para garantir que o abatimento da parcela possa ser feito do próprio salário. Além disso, há uma regra importante: o total de crédito solicitado não pode ser maior do que 35% da renda do cidadão.
Como você pode ver, a principal característica do empréstimo consignado é a facilidade para pagamento. Isso gera outra importante vantagem: condições mais vantajosas. Como a instituição tem garantias de recebimento das parcelas, elas costumam cobrar juros mais baixos.
Dessa forma, o cliente tem facilidade para pagar e o custo total do empréstimo fica menor. Para quem se encaixa nos requisitos, a solicitação do empréstimo consignado pode ser uma estratégia para economizar.
Entendeu como o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal funcionam? O consignado costuma ser uma alternativa mais vantajosa para quem precisa de crédito. Avalie as condições e veja a melhor opção para você!
Ficou interessado no assunto? Então não perca nosso conteúdo sobre a Lei do empréstimo consignado!