Aqueles que desejam obter crédito podem contar com opções além do empréstimo tradicional. Uma delas é o empréstimo com garantia. Ainda que ele possa ser uma boa ideia para quem busca minimizar burocracias, muitos mitos e verdades circundam o assunto.
Neste conteúdo, serão apresentados 2 mitos e 2 verdades sobre ele. Conhecê-los pode ajudar na tomada de decisão. Assim, você saberá se essa alternativa é ou não adequada para você.
Boa leitura!
O empréstimo com garantia usa o imóvel do requerente do crédito como garantia. Ou seja, a pessoa solicita um valor a uma instituição e apresenta um imóvel quitado e averbado em seu nome para assegurar o pagamento.
O termo “home equity” também é usado para falar sobre o assunto.
Agora você sabe o que é empréstimo com garantia. Mas como ele funciona? Bem, ele pode ser realizado tanto por Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas. Conforme dito, basta que elas tenham um imóvel registrado em seu nome.
Ao solicitar o valor para a instituição, caso ela conceda o crédito, o bem é transferido a ela. Isso ocorrerá durante toda a vigência da dívida. Quando todo o valor é quitado, o imóvel é transferido de volta para o solicitante do crédito.
Quem busca fazer empréstimo com garantia pode se deparar com muitas informações sobre o tema. De modo a esclarecê-las, foram separados 2 mitos e 2 verdades sobre ele.
Veja a seguir!
Aqueles que solicitam crédito de maneira tradicional podem se deparar com instituições que pedem especificações sobre o uso do recurso. No caso do crédito com garantia, isso não é necessário.
O solicitante pode usar o dinheiro para o que desejar. Isso significa que tanto assuntos pessoais quanto de negócios podem ser otimizados com o uso do dinheiro emprestado pela instituição.
Esse é um mito bastante comum. É importante quebrá-lo, visto que ele pode afastar muitas pessoas de uma alternativa de crédito que tende a ser mais desburocratizada. Na maioria das instituições, tanto imóveis residenciais quanto comerciais podem ser usados como garantia.
De fato, esse tipo de empréstimo tende a ser liberado mais rápido, em um prazo médio de 60 dias. O motivo por trás disso é o imóvel ser dado como garantia. Afinal, a segurança na sua capacidade de pagamento se torna maior.
Essa é uma das maiores vantagens de fazer empréstimo com garantia. A segurança minimiza o custo total do processo e maximiza sua viabilidade. Como o imóvel fica no nome da instituição, há possibilidade de oferecer taxas menores.
De maneira geral, as condições por trás do empréstimo com garantia tendem a ser melhores que as do tradicional. Sendo assim, caso você esteja em busca de crédito e tenha um imóvel quitado em seu nome, pode ser uma boa ideia contratar essa modalidade!
Quer saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas? Entre em contato com a BellaCred!