Você já ouviu falar em crédito com garantia de imóvel (CGI)? Também conhecido como home equity, ele é uma forma de empréstimo que pode trazer diversas vantagens para quem precisa levantar capital.
Utilizado por muitas pessoas, é fundamental conhecer as suas regras e vantagens. Assim, você poderá usufruir desses benefícios e contar com uma linha de crédito adequada ao seu bolso e possibilidades.
Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e conheça 4 motivos para contratar o crédito com garantia de imóvel!
Antes de conhecer alguns motivos para fazer a contratação, é fundamental entender o que é realmente o CGI. Em primeiro lugar, é preciso ter um bem imóvel em seu nome para adquirir essa linha de crédito especial.
O CGI é uma forma de empréstimo em que o contratante oferece um imóvel como garantia. Assim, na assinatura do contrato, ocorre a alienação do bem para a parte contratada. Ele servirá para garantir o pagamento.
Ao final do contrato, com todas as parcelas quitadas, o imóvel retornará ao contratante. Contudo, se houver alguma inadimplência, o bem será utilizado para cobrir a dívida — podendo ser tomado.
Agora que você sabe como funciona o home equity, é hora de conhecer 4 motivos que o torna vantajoso. Confira a seguir por que contratá-lo!
A primeira vantagem de contratar um CGI são as taxas reduzidas. Oferecer um bem em garantia deixa a negociação mais segura. Assim, a empresa contratada consegue proporcionar taxas de juros menores — podendo variar de acordo com a instituição financeira.
Da mesma forma que o baixo risco diminui a taxa de juro, ele também proporciona um prazo de pagamento mais longo. Desse modo, o contratante consegue quitar o crédito com mais tempo e, consequentemente, delimita parcelas menores.
Contudo, é preciso fazer uma simulação e encontrar uma empresa que ofereça boas condições. Unindo isso a um planejamento financeiro, você conseguirá encontrar opções vantajosas para a sua situação.
Uma característica desse crédito que pode confundir algumas pessoas é a alienação do imóvel. Ele significa que a propriedade do bem passará a ser da instituição durante a vigência do contrato.
No entanto, não quer dizer que você terá que desocupar o local. A utilização para moradia continua sendo do contratante.
Por fim, vale saber que no CGI é possível utilizar um imóvel como garantia ainda que ele esteja financiado. Portanto, o bem não precisa estar quitado para ser oferecido para alienação nessa modalidade de empréstimo.
Mas existem algumas regras específicas, tendo em vista que a parte que ainda resta do financiamento entrará no cálculo da avaliação do imóvel. Logo, é preciso conversar com a empresa para verificar quais são as condições nesses casos.
Entendeu como funciona o crédito com garantia de imóvel e os motivos para contratá-lo? Lembre-se que cada instituição oferece suas próprias condições para esse negócio. Por isso, é fundamental fazer pesquisa e contar com empresas competentes e experientes no mercado!
Está procurando por opções de crédito pessoal? Então entre em contato conosco para conhecer as nossas alternativas!