Consórcio ou Financiamento: qual a melhor opção para você?

Está querendo comprar um bem e não sabe qual é a melhor opção: consórcio ou financiamento? Essas duas alternativas trazem facilidades para o pagamento. Mas é preciso saber escolher.

Utilizados para imóveis, automóveis e outros bens, é importante ver como eles funcionam para decidir a melhor alternativa. Assim, você aumenta a chance de fazer usar bem o seu dinheiro.

Neste texto, você entenderá como funciona o financiamento e o consórcio e as vantagens de cada um. Confira!

O que é e como funciona o financiamento?

O financiamento é uma forma de adquirir crédito pessoal para pagar o valor de um bem. Ele se baseia em um acordo entre a instituição financeira e o cliente, seguindo as regras do contrato. Assim, os termos variam conforme a instituição e a lei.

Geralmente é requisitado o pagamento de uma entrada, que é um valor à vista. Após isso, o restante será parcelado conforme o número de meses convencionado no contrato de financiamento. Para isso, há uma taxa de juros, que costuma ser significativa.

O que é e como funciona o consórcio?

O consórcio funciona de forma diferente do financiamento. Nessa categoria há uma associação de pessoas para comprar bens específicos. A lógica aqui é juntar indivíduos interessados em adquirir os mesmos tipos de bens.

Assim, todos contribuem de forma mensal para o consórcio, que tem a finalidade de reunir o dinheiro necessário para compra. Dessa maneira, os pagamentos servem para entregar os bens aos consorciados.

Ao longo do tempo, os consorciados podem ser sorteados com a carta de crédito. Ela dá direito à compra do bem, mesmo que as parcelas ainda não tenham sido quitadas. Também é possível fazer lances para adquirir a carta.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

O consórcio tem algumas vantagens interessantes: há mais variedades de opções entre as instituições responsáveis. Além disso, não há o pagamento de entrada nem a cobrança de juros mensais, somente de uma taxa de administração.

Outra vantagem importante do consórcio é que há mais flexibilidade para o uso do dinheiro. Após a liberação da carta de crédito, o consorciado pode utilizá-la para comprar qualquer bem daquela categoria.

Assim, se o consórcio foi formado para compra de um imóvel, a pessoa pode escolher entre as diversas opções do mercado. Há possibilidade de optar por um terreno, casa, apartamento, sala comercial etc. Por outro lado, há a desvantagem da espera até receber a carta de crédito.

A vantagem do financiamento é não precisar esperar. É possível comprar o bem logo que o contrato é fechado. Afinal, trata-se de um empréstimo. Contudo, a taxa de juros costuma deixá-lo bem mais caro do que um consórcio, por exemplo.

Qual é a melhor opção entre eles?

Conhecendo como eles funcionam, você pode decidir qual é a melhor opção para o seu caso. O destaque aqui fica para o consórcio, principalmente para quem não precisa da liberação do bem imediatamente.

Ele oferece mais alternativas e condições para pagamento, além de não exigir a entrada. Além disso, as regras são mais flexíveis e a burocracia pode ser menor.

Agora ficou mais fácil escolher entre consórcio ou financiamento? Lembre-se que é fundamental fazer um planejamento financeiro e contar com empresas de confiança. A Bellacred possui muitas opções de consórcio e pode lhe ajudar!

Ficou interessado em contratar um consórcio? Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços!