Administrar uma empresa é uma tarefa complexa e merece toda a sua atenção. Infelizmente, entretanto, o Brasil apresenta índices altos de fechamento de novos negócios. E, em muitos casos, o insucesso se deve a questões simples que foram negligenciadas.
Por exemplo, a necessidade de saber o que é o capital de giro. Ele torna sua empresa sustentável e permite usufruir de flexibilidade para tomar decisões financeiras — além de oferecer resiliência para passar por períodos de baixa de vendas.
Que tal saber mais sobre o assunto? Veja a seguir como funciona o capital de giro e por que é tão importante considerá-lo!
O capital de giro diz respeito ao ativo circulante do seu negócio. É um dinheiro disponível para honrar as responsabilidades com custos e despesas sem depender diretamente das receitas que entram a cada dia.
Ou seja, toda empresa precisa ter recursos financeiros independentes para manter sua saúde administrativa. Eles podem se apresentar em forma de dinheiro, de valores depositados em conta-corrente, de investimentos com liquidez etc.
O capital de giro precisa ser considerado desde a fundação de um negócio. Então, ao abrir sua empresa você deve ter disponível um valor com esse objetivo. Assim, terá melhores condições financeiras de gerenciar suas finanças.
A ideia é semelhante à de uma reserva de emergência. O capital de giro pode ser utilizado para pagar despesas quando o dinheiro das suas vendas não entrou ainda em caixa ou quando você enfrenta períodos sazonais de baixa.
Como você viu, o capital de giro é representado pelo ativo circulante que existe na empresa. Então, o cálculo dele depende da relação entre ativos e passivos. Para chegar até o capital de giro líquido você deve subtrair o passivo circulante do ativo circulante.
Os passivos são as despesas e custos — sejam eles fixos ou previsíveis. Já os ativos são os recursos que estão disponíveis. Realizando a subtração, você consegue saber quais são as suas condições financeiras circulantes no negócio.
O capital de giro é o que diferencia empresas com boas condições de enfrentar períodos difíceis e manter o negócio em funcionamento. Afinal, se você puder contar apenas com o dinheiro das vendas fica muito exposto a riscos.
Se uma série de pagamentos de clientes atrasarem ou se a empresa tiver uma queda na receita você enfrentará dificuldades para pagar os fornecedores, honrar as contas do empreendimento e manter tudo funcionando, certo?
A saúde financeira e a manutenção do seu negócio dependem do capital de giro! Quanto maior for o seu recurso, mais seguro estará. Por isso, o ideal é ter um montante de pelo menos seis vezes o valor das suas despesas.
Se você já abriu a sua empresa e não tem capital de giro ainda, há tempo para resolver esta questão. É possível solicitar crédito para montar suas reservas e garantir melhores condições para se manter no mercado.
Pedir empréstimo para capital de giro é uma das melhores escolhas de empreendedores. Afinal, é bem mais seguro do que solicitar crédito para pagar dívidas ou tentar salvar um empreendimento que já está passando por problemas.
Então, previna-se! Aproveite a descoberta sobre o que é capital de giro para organizar as finanças da sua empresa e montar o seu. E, se quiser ter um negócio cada vez mais sólido, faça a gestão financeira sempre com muito cuidado!
Quer contar com a nossa ajuda para manter sua empresa sempre estável? Então confira nossas soluções para capital de giro!