Com a implementação do open banking fica muito mais fácil fazer o compartilhamento de dados entre bancos, financeiras e fintechs. Porém, não pode ser esquecido que isso somente pode ser feito se você autorizar expressamente.
Caso você ainda não saiba exatamente o que é open banking, vale a pena visitar nosso conteúdo. Depois de entender do que se trata, confira neste artigo os benefícios que esse sistema traz para você.
Veja 6 vantagens do open banking que você precisa conhecer!
Uma das principais vantagens trazidas pelo open banking é a liberdade que ele proporciona. Isso porque a pessoa poderá migrar seus dados com facilidade para a qualquer instituição financeira que conte com esse recurso.
Logo, não será mais preciso ficar preso ao mesmo banco ou financeira caso queira pedir um empréstimo, crédito consignado, consórcio, financiamento, etc. Você tem liberdade para levar seus dados e contratar o que deseja com quem quiser.
Um dos principais objetivos do BACEN (Banco Central) ao anunciar a liberação do open banking é que o usuário tenha o controle de seus dados. Nesse sentido, você pode ter mais controle sobre as informações do seu perfil e relacionamento com um banco.
Não é raro ter uma experiência ruim em uma relação comercial, aquisição de um produto ou serviço. Porém, tendo o controle de seus dados, você não precisa mais ficar vinculado a uma instituição com qual não tenha um bom relacionamento.
É possível migrar seus dados para uma instituição mais vantajosa. Assim, você não perde o histórico do relacionamento e pode ter mais vantagens em outro local. Seus dados somente poderão ser compartilhados se você autorizar— e é possível revogar a autorização, caso queira.
Com a facilidade na transmissão de informações entre instituições financeiras, todos os integrantes do sistema se beneficiam. Isso tende a fazer com que os custos dos produtos e serviços diminuam, seja em razão da redução da burocracia ou diante do aumento de competitividade.
Logo, as pessoas poderão analisar as condições de diferentes produtos financeiros oferecidos em variadas instituições — e assim escolher as melhores alternativas disponíveis.
Outra vantagem proporcionada pelo open banking é a possibilidade de ter produtos personalizados para as suas necessidades. Como as instituições terão acesso ao seu histórico, ficará muito mais fácil fornecer produtos específicos dentro do seu perfil de crédito, histórico de pagamentos etc.
Outra vantagem importante é a maior segurança trazida para suas transações financeiras. Além de estarem sob constante fiscalização do BACEN, as instituições participantes precisarão adotar altos protocolos de segurança. Por exemplo, assinatura digital e criptografia.
Por fim, mais um benefício proporcionado pelo open banking é o oferecimento de uma melhoria contínua em produtos e serviços financeiros. Isso considerando que os clientes estarão muito mais exigentes, o que incentivará as instituições a investir em melhorias para se manterem atrativas.
Como você viu, o open banking traz diversos pontos positivos para o público em geral. Então vale a pena se manter atento ao que esse sistema está trazendo de novo para o setor financeiro. E, caso esteja precisando de crédito, procure as melhores alternativas — como aquelas oferecidas pela Bellacred.
Gostou de saber mais sobre a possibilidade de compartilhar dados entre instituições financeiras? Veja também como fazer a portabilidade de crédito!