Passar por um período crítico nas finanças não é nada fácil. Mas precisamos estar sempre atento ao risco de que isso pode acontecer. Afinal, dificuldades podem surgir a qualquer momento. E, por isso, vale a pena conhecer algumas dicas financeiras para se proteger.
Mesmo que você vivencie problemas no seu orçamento, há formas de driblar os desafios e caminhar com mais equilíbrio. Infelizmente, nem todos sabem como fazer isso.
Para ajudar você nesta jornada, trouxemos 4 estratégias eficientes para superar a crise e manter suas finanças em dia. Veja quais são elas a partir de agora!
Se você já desenvolveu o hábito de organizar suas finanças, provavelmente tem um orçamento onde registra sua renda e seus gastos mensais. Se ainda não incluiu tal cuidado na sua rotina, vale a pena começar o quanto antes.
Em ambos os cenários, será preciso montar um novo orçamento. Agora, adaptado para o cenário de crise. Afinal, as dificuldades financeiras geralmente apertam seu planejamento e exigem uma revisão dos custos.
O primeiro passo para sair do vermelho — ou evitar entrar nele — é mapear suas finanças e saber quais são os gargalos do momento. É preciso analisar os dados para ver como se organizar.
Depois de registrar seu orçamento para a crise, você certamente chegará à conclusão de que precisa cortar gastos. Procurar economia no dia a dia é uma medida necessária para evitar que a dificuldade financeira se agrave.
Então, quem está buscando dicas financeiras pessoais para momentos difíceis deve avaliar possibilidades de cortar gastos no mês. Repense tanto as suas contas fixas quanto os custos variáveis e tente economizar.
Nem sempre é possível resolver suas dificuldades financeiras apenas com o manejo do orçamento. Muitas vezes, é preciso ter um dinheiro extra para se organizar melhor e evitar endividamento e inadimplência.
Nesses casos, uma boa ideia é solicitar um empréstimo consignado. A principal vantagem dele é que tem a menor taxa de juros do mercado, já que o banco pode garantir o pagamento das parcelas com desconto direto no seu contracheque.
O crédito consignado é uma opção para servidores públicos, pensionistas ou aposentados e também profissionais CLT de empresas que tenham convênio com bancos. Se nenhum destes for o seu caso, há alternativas.
Uma das mais vantajosas é solicitar crédito oferecendo um bem como garantia. Isto é, refinanciar seu veículo ou imóvel. A opção também envolve taxas de juros menores do que outras modalidades – promovendo economia.
Conseguir crédito é uma forma de usufruir de folga no orçamento e quitar pendências que desequilibraram suas finanças na crise. Depois, é possível pagar as parcelas com mais segurança e continuar se organizando.
Neste post, você conferiu 4 dicas financeiras para ajudar quem está passando por dificuldades e desafios. Lembre-se de que as crises econômicas sempre podem acontecer — e é possível passar por elas da melhor forma com algumas estratégias!
Quer contar com transparência, taxas atrativas e credibilidade no seu empréstimo? Então entre em contato conosco. Estamos prontos para lhe ajudar!